Capelinha das Aparições , o "coração" do Santuário de Fátima

Peregrinos vão até a Capelinha das Aparições para viver essa espiritualidade

A Cova da Iria, um terreno grande pertencente à família de Lúcia, na localidade de Fátima, foi o lugar escolhido por Deus para enviar Nossa Senhora e nos trazer o seu amoroso apelo.

Era um dos locais em que os irmãos Jacinta e Francisco, e sua prima Lúcia, apascentavam as ovelhas da família. A 13 de maio de 1917, na breve parada para brincarem, viram um relâmpago, e com medo dos trovões começaram a caminhar novamente para a casa com as ovelhas. Por volta do meio-dia, ao chegarem perto de uma azinheira, viram um relâmpago e sobre uma carrasqueira estava uma senhora vestida de branco, mais brilhante do que o sol, que aspergia luz, mais clara e intensa que um copo de cristal. A branca senhora diz às crianças que é do céu, e pede para que compareçam neste mesmo local, por seis meses seguidos, no dia 13, e na mesma hora. Prometeu-lhes depois dizer quem era e que voltaria ali uma sétima vez.

Aparição da Virgem de Fátima

A Cova da Iria, a partir de então, nunca foi a mesma. Nossa Senhora, como havia prometido aos pastorinhos, apareceu-lhes nesse local. Com os videntes, a cada aparição crescia a multidão de fiéis e curiosos; estima-se que, na última aparição, no dia 13 de outubro, cerca de setenta mil pessoas puderam testemunhar o milagre do sol, inclusive os que não estavam no local.

No exato local das aparições, na Cova da Iria, foi construída uma Capelinha em honra a Nossa Senhora. A carrasqueira que ela apareceu foi levada pelos peregrinos de raminho a raminho para casa; nesse local, foi colocado um pedestal onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
A Capelinha das Aparições é o “coração” do Santuário de Fátima. Em volta dela se reúnem milhares de peregrinos, todos os dias, para participar da Eucaristia, rezar a oração do rosário, pagar promessas, agradecer ou simplesmente realizar uma pequena prece a Virgem de Fátima.

Os peregrinos, ao chegarem no local, encontraram-se atraídos por algo sobrenatural e que não conseguem definir, mas muitos dizem que uma sensação de paz toma conta e outros que as forças são refeitas. Todos buscam, na Cova Iria, a esperança ou um milagre, mas, neste lugar, Nossa Senhora, ao trazer a imensa luz, revelou a imensidão de Deus, que abraça largamente cada filho que por ali passa, e que, como um fogo abrasador, adentra suas almas trazendo alento e conforto, renovando a fé e fortalecendo a caminhada terrena.

Nilza e Gilberto Maia
Missionários da Comunidade Canção Nova

↑ topo