“Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria” (João 16,22).
Quero começar com essa afirmação categórica do Mestre: “Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”. Porque a nossa alegria não vem do mundo, das conquistas do mundo, a nossa alegria vem de Deus, e precisamos saber encontrar o sentido dessa alegria.
Primeiro, é preciso perguntar ao nosso coração o que nos causa tristeza, o que nos deixa tristes, abatidos e desanimados. O que tira a nossa alegria de viver? A alegria está onde colocamos o sentido da nossa vida. E quando aquilo que colocamos como sentido nos contraria, perdemos, nos frustra, então, é óbvio que a tristeza vem e entra dentro da alma e do coração.
Se não nos resolvemos diante dessa situação, a tristeza se aloja em nós, passa a morar e fazer parte da nossa vida e do nosso coração.
Quantas pessoas vivem de tristezas acumuladas! Sim, passamos por tristezas na vida, perdemos pessoas queridas, passamos por decepções, nos magoamos e nos frustramos; têm coisas que não dão certo, têm expectativas que alimentamos e, depois, elas caem por terra; recebemos notícias decepcionantes e, depois, caem por terra; decepcionamos pessoas e somos decepcionados.
A nossa alegria vem de Deus! E precisamos saber encontrar o sentido dessa alegria
A tristeza é uma realidade da vida, mas precisamos saber nos redimensionar, nos colocarmos diante dela, e não ela se colocar diante de nós, mandar, comandar e direcionar a nossa vida.
Por isso, a Palavra de Deus está nos chamando, nos convocando e nos direcionando para que a nossa vida esteja na direção correta. Ainda que por pouco tenhamos de sentir a tristeza, nenhuma tristeza pode ser plena, eterna ou duradoura na vida de quem quer que seja.
Eu já chorei e choro quando perco entes queridos. Já precisei enterrar e entregar para Deus quatro irmãos, cada um teve uma tristeza diferente, mas tem uma alegria maior que move a minha vida, uma certeza maior, uma fé, uma esperança que alimenta a cada dia, o meu coração. Por isso, ninguém pode tirar a alegria do nosso coração, só nós mesmos quando tiramos de Deus a nossa razão de viver, quando não colocamos no Senhor, na eternidade e no Reino dos Céus, a razão da nossa existência.
Podemos perceber que quando o nosso coração não está focado e centrado em Deus, logo caímos no vazio, nos abismos da vida e, às vezes, tristeza que não tem nome nem explicação toma conta de nós.
Alegremo-nos com as pequenas coisas, mas, sobretudo, alegremo-nos por pertencermos ao Reino de Deus e ele será o maior tesouro da nossa vida, pois essa é a alegria do nosso coração.
Deus abençoe você!