É necessário reconhecer o sinal de Deus

“Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas” (Lucas 11,29).

Se a geração de Jesus era uma geração má, quanto mais má é também a nossa geração. A geração que não reconhece o sinal de Deus, vive na maldade e na hipocrisia. É a geração que coloca Deus à prova, é a geração que pergunta: “Onde está Deus diante de tantas maldades, diante de tudo o que acontece?”.

É impressionante o ser humano porque ele provoca as maldades, cria as desigualdades, promove as disputas, as guerras e os conflitos; cada pessoa pensa somente em si e continua perguntando onde está Deus.

Deus está no meio de nós nos chamando à conversão, Ele está no meio de nós – desculpe a expressão – nos chamando a tomar vergonha na cara, a descermos até o chão para buscarmos a humildade e a humilhação.

Onde está Deus? Ele está no meio de nós nos pedindo e suplicando que deixemos de lado conflitos, guerras, ataques, brigas e vivamos a reconciliação, o perdão e a misericórdia.

A geração que não reconhece o sinal de Deus vive na maldade e na hipocrisia

Perguntamos onde está Deus, silencioso como sempre, esperando o nosso silêncio. Nós que falamos tanto, que somos tão cheios de querer, de vontades, de opiniões e tantas coisas. Onde está Deus? No silêncio mais profundo para que os nossos barulhos interiores se acalmem para escutá-Lo.

Não adianta ficar buscando sinais nos Céus, não adianta ficar buscando nuvens aqui ou acolá, esperar espetáculos no sol, esperar aparições disso ou daquilo, porque nenhum outro sinal nos será dado se não o sinal de Jonas.

Qual é o sinal de Jonas? O primeiro deles é a conversão, a penitência. É Jonas quem vem ser para os ninivitas um caminho de alento àquele povo que vivia perdido como estava e encontra por via da penitência um caminho de resgate e salvação. Portanto, se queremos um sinal para os nossos tempos, é preciso fazer penitência, nos penitenciarmos dos nossos pecados, reconhecer as nossas misérias e deixarmos de pecar para buscar fazer a vontade do Senhor.

Jonas é um sinal da fé, assim como ele ficou três dias na baleia, Jesus ficou três dias no seio da terra e, dali, saiu glorioso. Por isso, olhemos para Jesus Crucificado, olhemos para esse nosso Deus amado que ressuscita da morte porque Ele também quer nos ressuscitar de todo mal e de todo pecado.

É preciso mais do que nunca deixarmos de fazer parte de uma geração má, perversa e incrédula para fazermos parte de uma geração de fé, uma geração que se penitencia, que reconhece os seus pecados e se volta de todo o coração para o Senhor Nosso Deus.

Deus abençoe você!