Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem no teu reino, um à tua direita e o outro à tua esquerda”. Jesus então respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo”. (Mt 20,20-28)
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, celebramos o apóstolo São Tiago Maior. Tiago sempre esteve com Jesus nos momentos mais importantes da sua vida, como no episódio da cura da filha de Jairo, na transfiguração, na agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras. Agora já sabe quem é esse Tiago que estamos celebramos hoje? Aquele que compunha o trio que Jesus sempre escolheu para estar mais perto d’Ele. Aqueles três que Jesus sempre tomava consigo: Pedro, Tiago e João.
Mas foi também o nosso Tiago, um dos filhos de Zebedeu, do Evangelho de hoje, que pediu à própria mãe para intermediar um pedido para lá de especial feito a Jesus. Sentar à direita do Mestre no Seu Reino. Jesus, naquele exato momento, proferiu uma profecia a respeito da vida de Tiago. “De facto, vós bebereis do meu cálice”, Jesus falou no Evangelho. E anos mais tarde, Tiago foi o primeiro a glorificar a Deus com o martírio por causa do nome de Cristo.
O martírio de Tiago: a glorificação de Deus através do sacrifício
Tiago não poderia certamente imaginar que aquele pedido de sentar-se à direita de Cristo iria se cumprir através do seu martírio pela espada. Os lugares têm um preço. Entenda muito bem, viu? Ocupar um determinado lugar no Reino de Deus não é como ocupar uma cadeira numa empresa, pensando nas honrarias e nos privilégios, não importando por cima de quem você irá passar. No Reino, as cadeiras já estão separadas para quem o Pai escolheu. E ai de quem quiser se sentar no lugar onde não foi chamado! No Reino, tem que se dispor a pagar o preço pelo amor a Jesus, mesmo que isso custe a própria vida. Foi assim com todos os apóstolos de Jesus. É assim com todos os discípulos do Senhor.
Peçamos, hoje, a intercessão de São Tiago Maior, o apóstolo do Senhor, para que nós aprendamos a estar no lugar certo, onde Deus nos quer.
Sobre todos vós, desça a bênção de Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!