Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam”.(Mt 13,47-53)
Irmãos e irmãs, hoje, a Igreja celebra Santo Afonso Maria de Ligório, que é fundador da Congregação dos Redentoristas e também patrono dos confessores e daqueles que são formados em teologia moral.
O texto que nos é proposto, neste dia, apresenta o Reino dos Céus através desta parábola, desta comparação. O Reino dos céus é como uma rede lançada ao mar que apanha peixes de todo tipo. Então, qual o cuidado que devemos ter a partir dessa parábola? Vimos que os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se, recolhem os peixes, depois separam os bons dos ruins. O que isso nos ensina? Que a realidade das coisas do céu exige dedicação da nossa parte. Dedicação em se colocar por inteiro naquilo que fazemos. Esses pescadores puxavam as redes, sentavam e ali observavam cada peixe.
Chamados a ser rede e ajudar uns aos outros
Nós também devemos viver assim no cuidado uns dos outros, porque o processo de salvação é comunitário. Ninguém se salva sozinho, então, ajudamos uns aos outros no caminho de salvação com a dedicação da nossa vida, da nossa oração e também do nosso ensinamento.
Uma das finalidades da nossa existência é ser auxílio para que nossos irmãos sejam alcançados pela salvação que vem de Deus. “Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se, recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.”
A grande pergunta para nós neste dia é: “Eu tenho me empenhado em ajudar o outro em seu caminho de salvação?”. Na parábola, Jesus diz que existe um caminho que leva à perdição e um caminho que leva à salvação. E é pelos caminhos da salvação que Ele nos direciona todos os dias. Que escolhamos sempre o caminho da salvação.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!