São Lourenço: o grão de trigo que morre para germinar a fé

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo, mas, se morre, então produz muito fruto” (Jo 12,24-26).

Irmãos e irmãs, neste dia, celebramos a festa de São Lourenço, que era diácono e morreu martirizado por amor a Jesus Cristo. Neste Evangelho, vemos a expressão daquilo que foi a vida de São Lourenço. O grão de trigo que cai na terra morre, mas produz muitos frutos. Então, a palavra de um santo, a vida, o testemunho do santo, na verdade, não é silenciado, mas se expande naturalmente como o bem.

Assim como o bem se expande naturalmente e você não precisa fazer esforço, porque naturalmente cresce, assim também é o testemunho dos santos. São Lourenço é este exemplo para nós, mas também podemos ver em quais situações também podemos ver que somos como este grão de trigo.

Parece que aquilo que você faz pela evangelização, pedindo a conversão dos seus filhos, é tão pequeno, né? Parece tão mínimo, nada, mas nós devemos pedir a Deus o dom da fé, da confiança e também da esperança, de que tudo isso produzirá fruto no tempo certo e de acordo com a vontade de Deus.

A ação do Espírito Santo na vida do cristão

É Deus quem faz o grão de trigo crescer, não somos nós. Então, não devemos ser controladores do grão de trigo, controladores da palavra. Queremos controlar tudo, mas a dinâmica do reino de Deus não é assim, porque o reino de Deus começa pequeno e vai se expandindo, e quem faz isso é a graça de Deus.

Quem faz o reino de Deus se expandir é a presença do Espírito Santo. Que o Espírito Santo venha sobre nós e encha o nosso comportamento, os nossos passos e a nossa vida de sentido, para que sejamos como São Lourenço, testemunhos da verdade. Queremos testemunhar a verdade, ainda que esta verdade custe a nossa vida e a nossa entrega.

A vida do cristão é assim, feita de entrega, feita de oferta. Por isso, ofertamo-nos a ti, Senhor, com todo nosso coração; e que São Lourenço interceda por essa nossa decisão de permanecer sempre convosco.

Abençoe-vos Deus Todo-poderoso: Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!