A visita de Maria a Isabel: um encontro repleto da graça de Deus

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. (Lc 1,39-56)

Neste domingo, estamos celebrando a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Ela foi elevada por Deus às alturas do céu. Então, nós temos uma referência humana no céu. Ela prefigura e é a antecipação daquilo que um dia todos nós viveremos, porque também subiremos para as alturas de Deus em corpo e alma para permanecermos com um corpo glorioso.

Vemos, neste texto, que a visita de Maria a sua prima Isabel é repleta de símbolos. A Virgem Maria, ainda uma adolescente, aproxima-se de Isabel, que já está na maturidade e tem muito a ensinar para ela. Nossa Senhora tem um coração simples e humilde, então, naquele momento, ela vive um processo e um caminho de direção espiritual.

Maria nos ensina uma lição de humildade

A Virgem Maria é dirigida espiritualmente por Isabel, que era a esposa de Zacarias, sacerdote do templo, conhecedor e sábio. Isabel diz para Maria das realidades de Deus, mas também daquilo que ela estava vivendo, porque, naquele momento, ela já havia concebido por obra do Espírito Santo.

João Batista estava no ventre de Isabel por ação da graça de Deus também. Ela, que já era uma anciã, mas que pôde conceber. Com isso, temos a marca da ação poderosa de Deus na vida de Isabel de uma forma, e na vida de Maria pela ação do Espírito Santo.

O fato da Virgem Maria, ainda jovem, estar ali presente já demonstra a sua humildade, pois buscava também servir e crescer no conhecimento das coisas de Deus. E porque ela quis e desejou crescer no conhecimento das coisas de Deus neste mundo, Ele a tornou merecedora de grandes coisas.

Já sendo imaculada, Ele a elevou também. Ela foi elevada por Deus, porque Ele a escolheu e assim o quis. Peçamos, neste domingo, a graça de sermos inteiramente conduzidos pela intercessão daquela que nos antecede nas realidades celestes.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!