A pergunta de Jesus ao jovem rico e o chamado à vocação cristã

“Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?”. Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.” Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza porque era muito rico.” (Mt 19, 16-22)

Nós estamos diante de uma interpelação de Jesus a este jovem que se aproximou d’Ele já vivendo os Mandamentos. Mas o convite de Jesus é para uma vida de total dedicação, de total doação, desprendimento e desapego. O Evangelho diz que este jovem voltou para a casa triste, entristecido, porque possuía muitos bens. Então, ele voltou com a consciência cheia, sendo interpelado entre seguir esta vida de entrega total e total dedicação a Jesus, simbolizada aqui pelo convite: “Tu vem e segue-me” ou o desejo de permanecer nas suas próprias coisas, ainda que vivendo os mandamentos.

A tristeza do jovem rico é sinal de apego aos bens materiais

Ele já fazia o básico para a salvação, mas o convite de Jesus para ele foi de uma entrega total. Jesus faz convites e chamados para nossa vida. Que tipo de chamado Jesus fez para você? Jesus o convida a uma vida de vivência dos mandamentos ou você percebe que há um convite a uma doação total, a uma doação de vida, a uma entrega em vocação? Como foi o convite lançado a este jovem que foi colocado em crise? Nós não sabemos o desfecho posterior dessa crise, porém sabemos que ele termina entristecido.

Que também fique o convite para a reflexão das palavras lançadas por Deus sobre você ao final desta homilia. Assim disse Jesus ao jovem: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.

Sobre você desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!