Viver livremente a vontade de Deus por meio de uma fé autêntica

Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam”. (Mt 23,13-22)

Estamos diante desse grupo que, constantemente, tenta colocar Jesus em cheque: os mestres da Lei e fariseus. Eles tinham uma vida de formalidades, com suas próprias ideias e métodos. Quantas vezes nos prendemos as nossas ideias e métodos sobre as coisas de Deus e queremos impô-los aos irmãos! Essas ideias e métodos, que são nossos, não contribuem para a salvação. O que contribui para a salvação dos nossos irmãos é o encontro pessoal com Jesus, é permitir que cada um seja movido pela força do Espírito Santo e tenha uma vida e uma dinâmica de entrega a Ele.

Viver segundo o Espírito Santo também não é viver segundo o meu método ou o seu método. Quantas vezes nos perdemos em nossas estruturas! Os mestres da Lei tinham as suas estruturas, os fariseus também, e queriam encaixar cada um nessas estruturas que não ofereciam salvação. Nem eles se salvavam, nem aqueles que eles queriam prender dentro dessas estruturas alcançariam a salvação.

Viver livremente em Deus

Por isso Jesus diz: “Vós, porém, não entrais” – referindo-se àquelas normas e regras – “não viveis e também não deixais entrar aqueles que desejam viver livremente em Deus”. Viver livremente a vontade de Deus. Não sem regras, é preciso que fique claro, mas sem um encaixe em um quadradinho. “É só isso aqui, você tem que fazer desse jeito, do meu modo, da forma que eu digo, é só fazendo isso que será salvo”. Não, não é assim a nossa vida cristã. Não é assim a vida no Espírito. Não é assim a vida em Deus.

A vida em Deus é feita de obediência a Ele em primeiro lugar, e obediência àqueles que Ele mesmo constituiu. É a partir daí que seremos salvos e não seremos como hipócritas, não viveremos a hipocrisia dos mestres da Lei e dos fariseus que não vivem, mas querem que os outros vivam.

Que a realidade da santidade em nossa vida seja alcançada por nós para que alcance aqueles que queremos, aqueles que convidamos para esta vida de entrega, de evangelização e apostolado. A santidade é possível em Deus, na vontade de Deus, não em nossas ideias e regras.

Sobre vós desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!