“Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e ali ensinava aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Ele falava com autoridade. Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és, Tu és o Santo de Deus” (Lc 4,31-37).
Meus irmãos e minhas irmãs, em Cafarnaum, Jesus ensinava no dia de sábado. Jesus é o missionário do Pai onde quer que esteja. Ele não atua circunscrito num único lugar nem atua num único aspecto. O Ministério de Jesus é muito lindo, é muito amplo. Ele realiza diversas atividades missionárias, seja curando, libertando e ensinando, como é o caso de hoje.
Hoje, Ele está ensinando – o termo no grego é didasko, e daí vem a palavra didática, ou seja, a capacidade de Jesus de conduzir as pessoas à verdade plena sobre Deus, a capacidade didática de Jesus de transmitir os conteúdos da fé. Infelizmente, quanta gente desviada nos tempos de hoje! Quanta gente mal formada (para não dizer deformada), que não encontra nos mestres da fé instrumento para levá-los ao conhecimento de Deus! Infelizmente, é uma lástima, e nós precisamos, como cristãos, nos aplicar no conhecimento da verdade.
Estudar a Doutrina da Igreja, conhecer o Catecismo da Igreja para poder, como Jesus, transmitir bem os elementos da fé. Como é necessário acolher Jesus Mestre! Precisamos permitir que Ele entre com a Sua Palavra em nosso coração e expulse as trevas que existem dentro de nós. Veja que nos causa até mesmo vergonha diante do texto de hoje, porque até o demônio conhece a verdade sobre Jesus! Ele diz: “Eu sei quem tu és, o santo de Deus”.
Como é necessário acolher Jesus Mestre!
Até aquele presente momento, não havia surgido uma outra afirmação tão forte sobre a identidade de Jesus. E vejam que loucura, vem da boca do demônio. A diferença é que o demônio nunca se submeteu à Palavra de Deus, nunca. Vocês viram a reação do homem possuído, ele grita em alta voz, e o termo aqui “megafone”, em português, é o movimento da palavra para fora, é a projeção da voz.
Aquele homem não interioriza a palavra, não deixa que ela penetre no seu coração, que o toque. Por isso é preciso a intervenção de Jesus para que a Palavra de Deus possa chegar no seu coração. Tanto que a ação de Jesus causou um espanto: que palavra é essa capaz de expulsar os espíritos impuros?! É a palavra capaz de nos transformar se dermos acesso a ela.
Então, hoje, vamos elevar a nossa voz, mas para pedir a misericórdia de Deus, que alcance o nosso coração e nos transforme na força da Sua Palavra.
Sobre todos vocês, desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!