Jesus fica encantado com o tipo de tratamento

“Naquele tempo, quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. Então Jesus pôs-se a caminho com eles” (Lc 7,1-6).

Bom, meus irmãos e irmãs, o texto continua, e o desfecho dessa história é que aquele empregado será curado pelo poder da Palavra de Jesus. A primeira coisa que impressiona é que Jesus fica encantado com o tipo de tratamento que esse oficial romano tem em relação ao seu servo. Isso causa um impacto em Jesus. Você sabe que, naquele tempo, os servos eram tidos como objetos de seus patrões, de seus senhores, e não eram valorizados como deveriam ser.

Quebra de protocolo

Esse oficial quebra um protocolo que era rígido, um protocolo cultural, e isso impressiona Jesus, a forma como esse oficial trata o seu empregado. Uma outra coisa que Jesus leva em consideração é a estima desse oficial em relação ao povo judeu também. Ele era um oficial romano que, normalmente, teria muito pouca consideração pelo povo judeu, especialmente quanto a sua religiosidade, mas ele constrói uma sinagoga para os judeus – o texto deixa isso bem claro. Uma outra quebra de protocolo: um oficial romano que estima o povo judeu e, ainda por cima, lhes constrói uma sinagoga.

Uma terceira realidade é a profissão de fé que o oficial faz na Palavra de Jesus. Eu não li o texto todo, mas nem entre os judeus Jesus achou uma fé tão forte. Para completar, o oficial exemplifica o poder que Jesus tem de curar o seu empregado como o poder de ordens que ele dava aos seus soldados, e estes lhe obedeciam. Mais uma quebra de protocolo. Jesus fica impressionado com a capacidade daquele homem de acreditar. Ao final de tudo isso, Jesus ficou admirado e declarou que não havia encontrado, em Israel, uma fé tão grande assim.

E se tratava de quem? De um oficial romano que nem professava a fé no Deus de Israel. Mas onde tudo isso começou? Eu finalizo. Ele ouviu falar de Jesus e acreditou. Aqui está a diferença. Será que já não passou a hora de você acreditar, crer de fato que Jesus pode salvá-lo, que Jesus pode fazer algo por você? Jesus pode não apenas fazer algo por você ou por alguém da sua família, mas Ele pode tirá-lo de qualquer situação e trazê-lo de volta a vida, pelo poder da sua palavra. Creia, faça como esse oficial romano, acredite na Palavra de Jesus e se lance.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!