“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo. Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O Anjo, então, disse-lhe, não tenhas medo, Maria, porque encontrares graças diante de Deus” (Lucas 1,28-30)
Meus irmãos, hoje nós comemoramos o dia de Nossa Senhora do Rosário. E que dia maravilhoso, porque o Rosário, que tem uma eficácia sobrenatural sobre a intercessão de Nossa Senhora, apareceu entre os séculos 15 e 16, foi divulgado pelos dominicanos e tornou-se uma das mais populares devoções marianas.
Nossa Senhora recomendou insistentemente, em Fátima, que rezássemos o Rosário, e nós precisamos justamente compreender isso, essa festa para nós da bem-aventurada Virgem Maria da Vitória. O Papa queria agradecer a Nossa Senhora, a sua intervenção na vitória da Frota Cristã contra os turcos em Lepanto, em 7 de outubro de 1571. Atualmente, celebra-se, simplesmente, a memória de Nossa Senhora do Rosário.
Vitória cristã
Meus irmãos, minhas irmãs, é assim que nós devemos caminhar na vontade de Deus, juntamente com Nossa Senhora. A devoção do Rosário encontrou, na anunciação de Maria, como nós ouvimos no Evangelho hoje: não tenhais medo, pois encontrastes graças diante de Deus.
O primeiro quadro para a contemplação é o colóquio entre Deus e a jovem Maria, mediada pelo Anjo Gabriel, que significa força de Deus. Decorre num clima de serenidade, de alegria, disponibilidade, obediência e humildade, onde Nossa Senhora diz: “Aqui está a serva do Senhor”. Maria tem uma exegese.
Meus irmãos, a mensagem, verdadeiramente, é surpreendente por se tratar de um grandioso projeto de Deus. Por isso é preciso disponibilidade, humildade, dom do serviço como foi Nossa Senhora, que se esforçou para fazer a vontade de Deus.
Eu quero trazer um testemunho para você, daquilo que foi o Rosário na minha vida, até mesmo de uma forma pessoal. Antes da minha conversão, eu vivia a realidade da masturbação, da pornografia de forma intensa. E quando eu me converti, ainda com dificuldade para me desvencilhar desse vício, procurei um irmão do grupo de oração, e ele me disse assim: “Você vai vencer isso com a força do Rosário. Reze o Rosário todos os dias”.
E quando ele me falou aquilo, eu comecei a rezar o Rosário, os quatro terços, e venci este pecado, venci este vício do qual eu era escravo há muitos anos.
Meus irmãos, por isso eu lhe falo da força que tem o Rosário pela interseção de Nossa Senhora em nossa vida. E eu peço a intercessão dela sobre você, sobre a sua casa e sobre a sua família.
Que desça sobre você a bênção do Deus que é Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!