Uma só alma e um só coração

“E dizia-lhes: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!'” (Lucas 10,2-4)

Amados irmãos, hoje, celebramos a festa de São Lucas, o Evangelista. Há algo de especial nesse homem de Deus. Ele não conviveu com Jesus, não foi testemunha ocular de Sua vida. Mas algo interessante aconteceu: Lucas morou com Nossa Senhora, e tudo que sabemos sobre o Evangelho de Lucas, em relação a Maria e a vida de Jesus, se deve aos relatos dela.

O Evangelho de São Lucas tem três etapas importantes:

São Lucas é o Evangelista de Maria. Somente ele nos narra a Anunciação, a Visitação, o Nascimento de Jesus e sua apresentação no templo. Como ele sabia de tudo isso? Porque Nossa Senhora lhe contou todos os detalhes.

São Lucas é o Evangelista do Coração de Jesus. Ele é quem melhor nos revela a misericórdia de Deus por meio das parábolas: a moeda perdida e reencontrada, a ovelha perdida e achada, o filho pródigo. É o Evangelista da Caridade, pois narra a parábola do bom Samaritano e fala do amor de Jesus pelos pobres. Ele nos apresenta o sofrimento da viúva de Naim que recebeu, com delicadeza, a pecadora.

São Lucas é o Evangelista do Espírito Santo. Ele apresenta a comunidade cristã como tendo um só coração e uma só alma. Ele também revela o coração missionário dos discípulos e dos apóstolos.

Na festa desse grande Evangelista, percebemos o caminho percorrido por ele para nos levar ao centro do Coração de Deus, da Sua misericórdia e do Seu amor.

Percebam, meus irmãos, a riqueza do Evangelho de São Lucas! Ele nos fala de Nossa Senhora, da misericórdia de Deus, da caridade do Coração de Jesus. Ele nos traz a esperança de que Jesus veio, realmente, para os pecadores, para os mais vulneráveis, para os mais fracos. Por isso, precisamos pedir ao Evangelista Lucas confiança, paz e alegria.

Peçamos a intercessão de São Lucas para que ele nos ajude a confiar na misericórdia de Deus e em Sua salvação. Como na parábola de Zaqueu, quando Jesus olhou para ele e disse: “Hoje, a salvação entrou na sua casa”. É isso que o Evangelista Lucas veio nos trazer: a salvação que hoje entra na minha casa e na sua.

Que Deus vos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!