“Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer” (Lucas 12,11-12)
Amados irmãos, hoje, a liturgia nos convida a ter uma fé corajosa e uma esperança firme na força do Espírito Santo. Vivemos em um mundo de muitas provações, de muita perseguição religiosa e ideológica, o que pode causar medo em cada um de nós.
No Evangelho de hoje, Jesus nos alerta: “Sereis conduzidos a sinagogas, diante de magistrados e autoridades”. E, ao final, Ele nos tranquiliza: “Mas não temais, porque o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.
Lucas, portanto, nos convida a ter uma fé corajosa e uma esperança firme. Por quê? Porque seremos desafiados, intimados a dar testemunho da nossa fé. Caso contrário, correremos o risco de sermos tímidos quando colocados à prova.
Cristo retornará
São tantas as realidades que enfrentamos hoje, contrárias à sã doutrina da Igreja, aos valores do Evangelho. Padres, missionários e cristãos são perseguidos em todo o mundo. Se não tivermos essa fé e esperança firmes e corajosas, corremos o risco de nos deixar abater.
Devemos ter em mente que o Espírito Santo virá em auxílio das nossas fraquezas e misérias. Ele nos ensinará, falará por nós. Por isso não devemos temer, devemos continuar, pois sabemos que a força do Espírito Santo, como em Pentecostes, nos fortalecerá. Os discípulos, com medo, estavam trancados em uma sala, perseguidos. Mas quando o Espírito Santo veio sobre eles, foram tomados de força, coragem, ousadia e intrepidez. O Espírito Santo é nossa força, e devemos recorrer a Ele nos momentos de dificuldade e perseguição.
Peçamos ao Senhor que essa graça seja derramada sobre nós, sobre nossa vida e nosso coração. Que a liturgia de hoje nos encoraje a pedir, todos os dias, que o Espírito Santo venha sobre nós, para nos ajudar a permanecer fiéis no dia da provação.
Devemos ter consciência de que a segunda vinda de Cristo é iminente. Somente aqueles que estiverem cheios do Espírito Santo poderão permanecer firmes na vontade de Deus. Que o Senhor nos ajude, que o Espírito Santo nos inspire, que a Virgem Maria interceda por nós.
Desça sobre nós, sobre nossa vida, a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!