“Ficais certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficais preparados, porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes. A quem muito foi dado será muito pedido, a quem muito foi confiado muito mais será exigido” (Lucas 12,40).
Amados irmãos e irmãs, hoje é memória de São João Paulo II, o grande Papa missionário, grande Papa da intimidade com Deus, um homem que fez da sua vida a vontade de Deus. Por isso, meus irmãos, Jesus agora também está nos alertando para o perigo de viver uma vida cômoda.
No Evangelho de ontem, o Senhor falava sobre a vigilância, e Ele continua neste Evangelho, mas, agora, o Senhor está alertando a mim e a você: cuidado para não viver uma vida cômoda, de qualquer jeito, não se preparando, não se planejando. É preciso estar atento a esse perigo, por isso Jesus faz o alerta, pois não levamos em consideração que não seremos avisados da hora em que devemos prestar contas a Ele.
Intimidade com Deus
Isso não nos é possível tocar. Por isso estejamos sempre preparados, porque, meus irmãos, a nossa preparação nos colocará na dimensão de viver uma vida em paz. Porque, se vivemos a oração, a intimidade com Deus, se buscamos os sacramentos, estamos alimentando nossa alma e diminuindo as ocasiões de pecado. E quando o Senhor vier, quando Ele aparecer, na Sua segunda vinda, Ele vai nos encontrar preparados. É isso que o Senhor está nos alertando, e é isso que o Senhor quer, que nos desviemos do perigo de viver uma vida acomodada.
Nós que somos irmãos, irmãs, cristãos praticantes, achamos que podemos viver tranquilos, e isso é uma armadilha do demônio para não vigiarmos. Preste atenção você que é cristão, você que comunga, vai à missa… Você pode pensar: eu estou tranquilo, estou em paz! Engano! O demônio quer que você não progrida, estacione, fique acomodado. Isso aqui já está bom demais. E aí nós vamos renunciando os sacrifícios, às penitências, e nós não vamos nos preparando.
Termino dizendo o seguinte: seremos tratados com mais severidade, pois conhecemos o Senhor e a Sua vontade.
Portanto, devemos ser fiéis e afastar de nossa vida toda e qualquer infidelidade.
Preste atenção: saia do comodismo e viva uma vida em Deus para fazer sempre a Sua vontade. Que o Senhor nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!