Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.” (Mt 13,44-46)
Encontrar graça e encontrar por escolha. Tem esses dois momentos aqui no Evangelho. E existem esses dois momentos na nossa caminhada com Deus. Encontramos Deus e o Seu Reino por pura graça e misericórdia.
Sem merecimento, o Senhor nos ilumina com a sua luz bendita, e nós encontramos o tesouro do amor de Deus. Aqui, convido você a fazer memória daquele bendito dia em que fez o seu encontro pessoal com Jesus. O dia em que você descobriu esse tesouro. Imerecido. Deus passou na sua vida, transformou e mudou o rumo dos seus dias. E tem também o segundo momento.
A vida com Deus é, de fato, um tesouro para nós. São coisas preciosas que contém a vida com Deus e, a cada dia, descobrimos uma riqueza maior. Basta olharmos para a beleza dos sacramentos. Por exemplo, quanta coisa linda temos dentro da nossa Igreja! Quanto tesouro!
Como cultivar a presença de Deus
Depois de nos depararmos com isso, como disse, o segundo momento é a nossa etapa da vida com Deus, que diz respeito às nossas escolhas, porque aprendemos a comprar apenas pérolas preciosas. Não vamos mais atrás de falsificações. Só queremos coisas preciosas. E é assim, quem encontra Deus torna-se um mercante dos bens preciosos do Senhor.
Encontramos esse tesouro que é Deus, fomos encontrados por Ele, fizemos o nosso encontro pessoal com o Senhor, e agora o procuramos, porque descobrimos o que é precioso na nossa vida, o que, de fato, conta; o que, de fato, é importante.
A vida com Deus torna as nossas escolhas mais refinadas. É isso. Nós aprendemos a dar valor apenas àquilo que conta de verdade. Valorizamos mais a família, os amigos, a vida na comunidade, o nosso trabalho honesto. Tudo muda de valor porque tudo passa pelo crivo das pérolas do Reino de Deus.
Peçamos ao Senhor essa luz, essa sabedoria. Peçamos ao Senhor esse discernimento de, uma vez encontrados pelo Seu amor, a partir de agora, escolhermos apenas aquilo que acrescenta na nossa vida e que de fato tem valor.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!