“Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então, Jesus disse a seus discípulos: ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens’. Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles ainda tinham medo de fazer perguntas” (Lucas 9,43-45).
Jesus diz para os Seus discípulos: “Fixem-se nisto que vou dizer”, ou seja, atenção, coloque atenção naquilo que eu estou dizendo. Jesus insiste nisso, porque, às vezes, a nossa atenção se vai em coisas que não contam de verdade.
Quantas vezes nós separamos tempo e energia com coisas que não levam absolutamente a nada! E para aquelas que contam de verdade, nós damos pouca ou quase nenhuma atenção.
Jesus afirma: O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Jesus já está introduzindo os Seus discípulos no discurso sobre-o Seu sofrimento, o mistério da perseguição.
O foco eram os interesses pessoais
Uma informação importante, cujo sentido ficava escondido na mente e no coração dos discípulos, era a ressurreição no final. Porque Jesus aponta: Ele deve sofrer, ser perseguido, morto e ressuscitar. Mas a atenção dos discípulos, às vezes, se volta e se fixa só numa parte, e não no todo.
Recordemos que, enquanto Jesus falava desse assunto, do sofrimento, a atenção dos discípulos estava voltada para quem dentre eles era o maior. Eles estavam preocupados, a atenção deles estava nisso, e não naquilo que Jesus estava ensinando. O foco eram os interesses pessoais, e não o projeto de Deus. A dificuldade que eles tiveram de acolher o projeto de Deus na sua totalidade, porque estavam completamente fechados às situações que custam esforço, renúncia e fadiga. E disso eles nem queriam saber; a preocupação e a atenção estavam voltadas para interesses pessoais.
Peçamos ao Senhor a graça de darmos atenção àquilo que Ele nos diz, àquilo que Ele fala ao nosso coração para realizarmos a Sua vontade.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!