Hoje, o Evangelho é de Lucas, capítulo 9, versículo 51 a 56; e também é o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, da qual nós vamos trabalhar o seu pensamento, mas também a profundidade que ela tinha com o nosso Senhor Jesus Cristo.
O Evangelho vai nos falar o seguinte:
“Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então, ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente” (Lucas 9, 51).
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, comemoramos a padroeira das missões, Santa Terezinha do Menino Jesus, que viveu no convento, mas a sua vida era totalmente doada para Deus.
Ele tomou a firme decisão
É interessante observar que ela diz, formalmente, que o que nos santifica não é a grandeza externa da obra e da sua dificuldade, mas a intensidade do ato interno de amor com que a realizamos. Ela cunhou o pensamento, o conhecimento das pequenas vias: “Tudo fazer com amor”. Jesus está indo para Jerusalém para se entregar por nós por amor. Jesus tomou a decisão de partir para Jerusalém. Ele não deixou de lado a sua missão, de salvar a humanidade, de doar-se para a salvação de todos por conta dos nossos pecados. E Santa Terezinha do Menino Jesus então diz: “Esse caminho é acessível e seguro para todos nós”, mas é preciso, meus irmãos, abandonar-se em confiança, como uma criança nos braços misericordiosos de Deus.
A primeira realidade da pequena via de Santa Terezinha do Menino Jesus é a confiança em Deus, é entregar-se totalmente nos braços misericordioso de Deus. A segunda realidade é crer, com firme esperança, que o Senhor vai nos conceder todas as graças para que possamos vencer o nosso egoísmo.
Então, a primeira realidade é abandonar-se na vontade de Deus, na Sua misericórdia. A outra realidade é crermos firmemente, termos a esperança de que Deus vai nos ajudar e vai nos dar todas as graças necessárias.
A terceira realidade é amá-Lo com toda caridade que pudermos, amando-O, sobretudo, nas pequenas obrigações do nosso dia a dia. Esse é o caminho que Santa Terezinha do Menino Jesus nos convida a viver, na entrega do amor incondicional a nosso Senhor Jesus Cristo. E isso nos leva a viver, de fato, aquilo que Jesus se determinou a viver, a entregar-se por nós, por nossa salvação, por amor.
Sem amor nós não conseguiremos chegar àquilo que é o objetivo: amar a todos e amar até mesmo os nossos inimigos, abençoando aqueles que nos perseguem, porque foi assim que Santa Terezinha do Menino Jesus viveu e se tornou essa grande padroeira.
Que o Senhor nos abençoe e que Santa Terezinha do Menino Jesus nos dê a graça de vivermos a sua pequena via no amor, na esperança e na totalidade da entrega a nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!