“No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas” (Lucas 11, 32).
Jesus faz memória ao profeta Jonas. Ele foi muito importante para o povo de Nínive porque essa cidade seria destruída, pois (o povo) deixou-se conduzir pelo pecado, entregou-se ao pecado, às prevaricações, à todas as espécies de maldades humana.
O mal quando não é destruído ele nos destrói; ele é como um vírus, uma bactéria terrível, pois, no início, achamos que não tem importância nenhuma: “Ah, é só mais um vírus, só mais uma bactéria”, mas, se não cuidarmos, basta ver os diversos tipos de vírus e bactérias. Olha o que o coronavírus está produzindo na humanidade, e poderíamos lembrar de tantas outras pestes que já vieram e não foram combatidas.
Os profissionais da saúde trabalham com intensidade para combaterem os vírus, para combaterem aquilo que vem tirar a nossa vida. E, da mesma forma, precisamos combater com intensidade o pecado, o mal, as maldades humana, porque é o mal que está destruindo a nossa alma, os nossos relacionamentos; que está nos fazendo sucumbir, perecer, mas nós não tomamos ciência e consciência disso. E, quando percebemos, já estamos dominados, tomados. Quando a pessoa percebe, o vírus já cresceu nela, já se alastrou pelo seu corpo, já a deixou totalmente fragilizada, então, se tivesse combatido o vírus antes, ele não teria tomado a proporção que tomou.
Nós precisamos, com o coração atento a Jesus, nos convertermos
Nínive tomou consciência porque ouviu a Jonas, assim como nós precisamos ouvir os médicos, os profissionais de saúde, a todas as orientações; e nos precavermos para não ficarmos doentes, enfermos e perecermos por não cuidarmos da saúde. Alguém pode dizer: “Ah, vou morrer porque chegou o meu dia”. Não, muitas vezes, nós morremos porque não nos cuidamos como deveríamos ter cuidado, não nos precavemos como deveríamos precaver. Da mesma forma é a nossa vida espiritual, Deus não quer que ninguém pereça.
Assim como Nínive escutou a Jonas, preciso dizer: “Nós precisamos escutar a Jesus, precisamos ouvi-Lo. Precisamos, com o coração atento a Jesus, nos convertermos, deixar que o Evangelho converta as nossas atitudes, mude as coisas em nós que precisa mudar. Nós precisamos deixar que a Palavra de Jesus semeada no nosso coração produza frutos de conversão”.
Não adianta ouvir e dizer: “Ah, que bonito, que lindo! Olha o que ele falou, falou isso foi pra fulano, pra sicrano”. A Palavra de Deus é dirigida a mim, e, se ouviram a Jonas e converteram-se, aqui está quem é maior do que Jonas: Jesus. Então, eis a importância de, neste tempo da graça, ouvirmos a pregação de Jesus, deixá-Lo falar ao nosso coração e nos convertermos.
Meus irmãos, assim como a sociedade se alarma para cuidar daquilo que faz a sociedade perecer, é preciso que nós não criemos alardes, e sim criemos, de fato, acusação interior, mudanças de atitudes, para que não pereçamos por causa do pecado.
Ouçamos a Jesus e que a Sua Palavra nos converta!
Deus abençoe você.