É preciso nascer do Espírito

“O vento sopra onde quer, e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito” (João 3,8).

A verdade maravilhosa da nossa vida é o Espírito Santo nela, é o Espírito em nós que nos faz renascer para a graça. Assim como o vento vem e vai, quem pode o reter? Quem pode determinar que o vento chegue em algum lugar?

O homem que nasce do Espírito é o homem que vai para além das suas dimensões. Não podemos simplesmente determinar, instrumentalizar nem conter a ação do Espírito Santo de Deus em nós.

Somos movidos pela lógica e pelas coisas determinadas. Os nossos horários e acontecimentos são assim, mas, de repente, vem o Espírito e agita, renova e muda tudo. E o homem dócil ao Espírito é aquele que se deixa levar para a vida no Espírito em todo e qualquer lugar.

A vida no Espírito não é simplesmente quando estamos louvando, bendizendo e agradecendo a Deus; a vida no Espírito acontece no sofrimento, na dor, na enfermidade, na negação, na provação e na privação. A vida no Espírito acontece no combate, no embate, nas perdas e nos ganhos. A vida no Espírito é saber, em todas as situações, ter o olhar da graça, é deixar-se ser conduzido pelo Espírito não para viver na bonança, mas é saber, na abundância e também na indigência, ter vida em Deus.

Precisamos nascer do Espírito para ver sempre, de forma nova, a ação transformadora de Deus em nossa vida

Algumas pessoas dizem: “Estou sendo muito provado por Deus”, “Estou perdendo isso”, “Estou sofrendo isso”, “Estou enfrentando isso”… Enfrentemos toda e qualquer realidade no poder do Espírito, porque o vento sopra para cá e para lá, para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste. O vento sopra para o frio, para o calor; não importa a situação, onde quer que estejamos, que o vento do Espírito esteja em nós.

É preciso nascer do Espírito, e nascer do Espírito é ter a mentalidade do Espírito e não a mentalidade do mundo. A mentalidade do mundo é perversa, enganadora, é aquela que nos leva a querer a vida a partir do olhar da bonança, do ter tudo, de tudo ser fácil, de tudo estar aos nossos pés.

O olhar do Espírito é aquele que nos leva a ver tudo na perspectiva da graça. Seja aos pés da cruz, seja no cenáculo de Pentecostes, seja na multiplicação dos pães, seja em estar na doença, na enfermidade, na dor e no sofrimento. Em toda e qualquer situação da vida, precisamos nascer do Espírito para ver sempre, de forma nova, a ação transformadora de Deus em nossa vida.

Precisamos nascer do Alto para olhar as coisas do Alto com aquele olhar que Deus tem, para ver do Alto as coisas com o olhar de Deus.

Deus abençoe você!