Inauguração da cúpula central será marco dos 300 anos de Aparecida

Cúpula terá acesso para visitação pública e marca Jubileu dos 300 anos de Aparecida, que termina daqui 30 dias

Da Redação, com informações do Santuário Nacional

Contagem regressiva. A partir desta terça-feira, 12, faltam 30 dias para a grande celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Por ocasião desse tricentenário, a Igreja no Brasil instituiu o Ano Mariano e o Santuário Nacional preparou diversas atividades especiais. Ao longo de todo o Ano, por exemplo, foi realizada em todo dia 12, desde o mês de janeiro, uma cerimônia de coroação depois da Missa das 9h da manhã.

Nesta terça-feira, 12, a cerimônia será às 10h. Na ocasião, a coroa jubilar vai receber as últimas porções de terra de três estados brasileiros, Goiânia, Brasília e Palmas. Desde agosto de 2014, quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida começou a peregrinar pelos 26 estados brasileiros, foi feita uma coleta de uma porção de terra de cada estado por onde a imagem passou. E no dia 12 de cada mês, essa porção foi sendo colocada na coroa jubilar.

As festividades do tricentenário começaram no último dia 8, com uma procissão pelas principais ruas da cidade de Aparecida (SP). Ao final da procissão, os fiéis puderam participar de uma vigília mariana na Matriz Basílica.

Inaugurações

O contexto do tricentenário também foi marcado por algumas inaugurações no Santuário Nacional. Em 24 de dezembro de 2016, foi inaugurado o Campanário, conjunto formado por 13 sinos e que utiliza tecnologia de ponta; o campanário marca as horas, anuncia as Missas e toca melodias de músicas conhecidas pelos devotos de Nossa Senhora. Em fevereiro de 2017 foi inaugurado o Baldaquino, formado pelos arcos centrais e a cúpula.

A grande inauguração desse tricentenário ainda está por vir: a cúpula central da Basílica, que será inaugurada em outubro. Segundo o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio, esse é o momento mais esperado do tricentenário, pois a cúpula é algo singular no Brasil, seja por sua concepção, seja por sua dimensão – quase dois mil metros quadrados de revestimento – seja pelo material utilizado que é de qualidade e tradição centenária já na Europa, utilizado nas grandes cúpulas.

“Tudo isso reúne características que faz com que essa celebração do dia 11, a coroação de Nossa Senhora e a inauguração da cúpula, sejam o grande evento esperado nesses cinco anos de preparação dos 300 anos. A gente tem preparado com bastante carinho e já com o ‘coração na mão’ para esse dia de inauguração da cúpula central”, afirmou o sacerdote.

Ao término da festa, na segunda quinzena de outubro, a cúpula será aberta para visitação pública. Padre Daniel conta que as áreas de acesso são amplas, com corredores amplos. “A gente tem a possibilidade de fazer essa visita de maneira muito segura e adequada, inclusive aqueles que têm necessidades especiais”.

Haverá uma bilheteria para o peregrino comprar o ingresso, ao custo de R$ 10, e acessar o elevador no subsolo, de onde será levado para o quinto andar. Chegando de elevador, há dois lances de escadas, mas também há pequenos elevadores nessa área. Terminando esse trajeto, o peregrino já estará na cúpula, que tem uma exposição sobre os 300 anos e informações sobre o local.

Expectativa de público

Com relação à expectativa de público para a Novena e Festa da Padroeira, padre Daniel destaca que o Santuário já está acostumado a receber um grande número de peregrinos, principalmente nos finais de semana do segundo semestre. Na época em que a festa se aproxima, o fluxo aumenta, mas existe estrutura e equipe treinadas ao longo de todo ano para acolher os peregrinos.

“A gente chuta número, mas em geral a gente se surpreende. Como a festa vai ser prolongada – 10, 11 e 12 – provavelmente mais de 400 mil peregrinos, que nas outras festas já é comum, vão passar pelo Santuário Nacional”.

Segundo a assessoria de imprensa do Santuário Nacional, até agosto deste ano 7,5 milhões de pessoas visitaram a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, um número que supera em 600 mil pessoas, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Novidade virtual

Quem for ao Santuário Nacional para a Festa da Padroeira 2017 verá uma novidade virtual. O aplicativo “Santuário Play” vai utilizar o recurso da realidade aumentada, a partir da interação com cards (cartões), para acolher peregrinos e apresentar informações sobre vários pontos do Santuário.

Segundo padre Daniel, são mais de 10 pontos no Santuário Nacional que estarão disponíveis para acesso de informações via aplicativo, além de algumas áreas externas, como o mirante do Morro do Cruzeiro. Ao apontar o celular com o aplicativo para a “imagem gatilho” disponível nesses pontos, abrirá automaticamente um vídeo, áudio ou imagem de um religioso falando sobre o local visitado.

“É claro que com isso a gente não quer substituir o humano da acolhida, nós temos muitos colaboradores que estão para isso, para acolher os devotos, mas utilizando a tecnologia como um a mais na acolhida dos devotos”, ressalta padre Daniel.

A Novena

A Novena da Padroeira neste ano de 2017 começa já em 1º de outubro. O tema é “Senhora Aparecida: 300 anos de bençãos e de graças”. Um dos diferenciais para esse ano será a participação de categorias de personagens que fizeram parte desses 300 anos de história, como pescadores.

↑ topo