Santuário Nacional espera mais de 1 milhão de fiéis na Festa da Padroeira

Neste ano, Festa da Padroeira celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Da Redação, com Santuário Nacional

Santuário Nacional se prepara para Festa da Padroeira 2017 / Foto: Arquivo

O Santuário Nacional de Aparecida espera receber mais de um milhão de peregrinos de 1º a 12 de outubro, na Novena e Festa da Padroeira do Brasil. Neste ano, as celebrações assumem caráter ainda mais especial, tendo em vista os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul. O tema da novena e festa é “Senhora Aparecida: 300 Anos de bênçãos e de graças”, propondo uma reflexão dos três séculos de devoção à Rainha e Padroeira do Brasil.

Para o 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, são aguardados 200 mil peregrinos. Diante da quantidade de romeiros, as duas maiores celebrações desse dia, às 5h e às 9h30, serão campais, o que mobiliza diretamente 600 pessoas no processo de preparação, que inclui montagem estrutural, mobiliário, credenciamento e organização das celebrações. 

O mobiliário sacro está sendo confeccionado desde agosto por uma equipe de cinco pessoas, empenhadas na montagem de dez peças: o ambão para as leituras, 7 banquetas para os concelebrantes; a cadeira do presidente da celebração e o altar.  “Para toda a equipe é uma emoção fazer os móveis que serão usados na missa solene. É algo singular, porque só daqui a cem anos haverá uma comemoração tão grande como essa. Estamos colocando ainda mais amor e carinho nessas peças”, destaca o encarregado do departamento, Anderson Fernando.

O projeto das peças foi pensado pelo padre Marcelo Magalhães, que é o responsável pelo desenho dos objetos litúrgicos que vão remeter aos elementos já existentes na simbologia do Santuário. “Para o projeto utilizei a mesma temática que o Cláudio Pastro desenvolveu para os paramentos, seguindo uma linha teológica que recorda o cristão como alguém que se põe em escuta nas mesas da Palavra e da Eucaristia. Já o movimento das águas nos conduz às profundezas do que Deus quer de nós”, explica o sacerdote.

Para concelebrar a Missa das 9h30 do dia 12 de outubro restam poucas vagas. Os sacerdotes interessados precisam fazer o cadastro até dia 29 de setembro entrando em contato com a Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional. A solicitação deve ser feita de segunda a sexta-feira em horário comercial (das 8h às 17h).

 

 

 

↑ topo