Carreata e passeio ciclístico homenageiam a Padroeira do Brasil

Carreata é realizada há 41 anos; passeio ciclístico contará com postos de água e atendimento médico ao longo de seu trajeto

Da redação, com Santuário Nacional

Nesta quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5, uma carreata e um passeio ciclístico na cidade de Aparecida (SP) também marcam as atividades da Novena e Festa da Padroeira do Brasil de 2017. Ambos são em louvor à Nossa Senhora Aparecida, que no próximo dia 12 completa 300 anos de aparição nas águas do Rio Paraíba do Sul.

“O mais interessante é notar a participação da família nessas atividades. Temos pais, mães e filhos homenageando Nossa Senhora Aparecida”, destacou o padre Antônio Agostinho Frasson, organizador das atividades.

A carreata, que acontece desde 1976, reúne moradores de Aparecida e região, além dos romeiros que aproveitam a passagem pela Capital Mariana da Fé para participar da procissão motorizada. São esperados mais de 200 carros, motos, triciclos e caminhonetes. Os motoristas recebem uma bênção especial em seus carros diante da Matriz Basílica e no retorno ao Santuário. 

“É uma forma que o povo de Aparecida achou de homenagear Nossa Senhora que passa distribuindo suas bênçãos”, explicou o padre Frasson. Durante este trajeto, os moradores são convidados a enfeitar suas casas e ruas. Este ato também representa a devoção dos aparecidenses à Padroeira do Brasil e inclui diversas manifestações de fé como chuva de papel picado, bandeirinhas e altares nas varandas e janelas das residências e hotéis.

Passeio ciclístico

Este ano marca a sétima edição do passeio ciclístico e, como acontece anualmente, terá a imagem de Nossa Senhora Aparecida levada em uma bicicleta especial, preparada com um andor adaptado.

Para participar da atividade, é necessário levar 1kg de alimento não perecível que será destinado às entidades sociais da cidade de Aparecida (SP). As inscrições acontecem na hora e dão direito a uma camiseta numerada. Algumas delas contêm brindes oferecidos por lojistas e hoteleiros da cidade, que poderão ser retirados ao fim do passeio.

Os ciclistas percorrerão um trajeto de 4 quilômetros pelas vias internas do Santuário Nacional. Haverá postos de água ao longo do caminho, além de procedimentos para garantir a saúde e o bem-estar dos peregrinos atletas. “Durante todo o passeio nós vamos contar com uma equipe de primeiros socorros pronta para entrar em ação caso seja necessário. Nunca foi preciso, mas já temos essa garantia”, esclareceu o padre Agostinho. 

Mais eventos

Além da carreata e do passeio ciclístico, outras atividades não litúrgicas vão compor a programação da festa à Nossa Senhora. Entre elas, está o Festival da Padroeira nos dias 10 e 12 de outubro, com a participação de padres cantores e artistas da música brasileira na Tribuna Papa Bento XVI. Haverá ainda shows com o grupo italiano Genrosso na sexta-feira, 6, e sábado, 7, além da apresentação de músicos sertanejos convidados pela TV Aparecida no domingo, 8.

↑ topo