Fátima, Portugal

Loca do Cabeço, lugar de oração e de grande visitação

A vila portuguesa onde o anjo apareceu aos pastorinhos

A Loca do Cabeço é o lugar onde ocorreram a primeira e a terceira aparição do anjo aos pastorinhos em Fátima, Portugal.
Esse abrigo rochoso fica na encosta do Cabeço, voltada para o pequeno lugar da vila portuguesa de Aljustrel e possui, no cume, um moinho de vento.

O lado nascente da encosta resguardava perfeitamente os três pastorinhos da chuva e dos ardores do sol. Ficava encoberto por numerosas oliveiras e carvalhos, havia sempre por lá muitas e variadas flores, entre elas inúmeros lírios de que eles gostavam muito.

Experiências de fé

Atualmente, no local, encontram-se estátuas das figuras do anjo e das três crianças, recordando tais acontecimentos que precederam as Aparições de Nossa Senhora.

O lugar das aparições se tornou bendito, de onde emanam graças para os que, de coração sincero, desejam fazer experiências com Deus.

Muitos foram as experiências vividas na Loca do Cabeço pelos pastorinhos. Recordemos a pequena Jacinta, que, ao voltar do hospital para casa, já muito debilitada, expressa a saudade que sente de não poder mais ir nesse lugar. Ela demonstra o verdadeiro significado que ele tem para ela, pois, nele, Deus também se manifestou a eles por meio da vista do anjo: “ … Quem me dera ir ao Cabeço rezar ainda um Terço na nossa loca! Mas já não sou capaz. Quando fores à Cova de Iria, reza por mim.

Decerto nunca mais lá vou – dizia com as lágrimas a correr-lhe pelas faces.” (Memorias de Fátima, pg 61). Percebe-se na fala da Jacinta a estima que tinha por esse lugar a ponto de dizer “nossa loca”, tornou-se mais tarde o seu lugar preferido, onde ofereceram a Deus orações e sacrifícios.

O que ocorreu nesse lugar santo é indescritível, mediante a força e a imensidão de Deus experimentado na vida dos pastorinhos, capazes de transformar suas vidas numa entrega total de amor pelos pecadores. Mas é certo que também as inúmeras pessoas que por ali passaram fizeram suas próprias experiências de fé, e a carregam no coração como alimento que sustenta a caminhada.

A Loca do Cabeço é um lugar propício para retirar-se dos barulhos externos e, como peregrinos, seguir rumo a esse local bendito para um encontro com Deus.

Nilza e Giba Maia
Missionários da Comunidade Canção Nova

↑ topo