Espiritualidade de Valinhos

Valinhos, pulmão da espiritualidade do Santuário de Fátima

A espiritualidade que envolve Valinhos favorece a meditação e a oração

Nesses cem anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, muitos foram os estudos realizados em busca da melhor compreensão de um conteúdo riquíssimo, que é a sua mensagem. Desse modo, favorece sua vivência e também a torna mais conhecida.

O Santuário de Fátima, desde tais acontecimentos, é o maior incentivador e promotor desses estudos, da divulgação, enfim, incansavelmente se empenha de modo zeloso a respeito da mensagem.

Pulmão do Santuário de Fátima

Cada lugar das aparições, cada conteúdo trazido por Nossa Senhora e pelo anjo, transformam-se em boa discussão, e como uma fonte de água, mais profundo se alcança e se conhece sobre a mensagem.

Descobertas essas que se confirmam no Evangelho. Entre esses lugares benditos, em Fátima, estão os Valinhos. Nesse local, o antigo reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra, foi o primeiro a intitular o Monte dos Valinhos e de Aljustrel como o “Pulmão do Santuário de Fátima”.

A força espiritual desse lugar, que acolheu as três aparições do anjo (duas na Loca e uma no quintal da Casa de Lúcia), foi também a passagem dos Pastorinhos de Fátima a caminho da Cova da Iria. Atualmente, acolhe os peregrinos e visitantes ao longo de todo o ano.

As aparições

Foi nos Valinhos que se deu a quarta aparição de Nossa Senhora, em 19 de agosto de 1917. No exato lugar da Aparição está a imagem dela.

‘Andando com as ovelhas, na companhia de Francisco e seu irmão João, num lugar chamado Valinhos, e sentindo que alguma coisa de sobrenatural se aproximava e nos envolvia, suspeitando que Nossa Senhora nos viesse a aparecer… um instante depois, vimos Nossa Senhora sobre uma carrasqueira. (Memórias pág 178).

Uma das mensagens trazidas nesse dia pela Bela Senhora foi: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas” (Memórias pág 179).

Espiritualidade de Valinhos

Os Valinhos tem a espiritualidade própria, um lugar bendito, além de ser o local da quarta aparição de Nossa Senhora, nele também se encontram as estações da Via-sacra, o Calvário Húngaro.

É um lugar de silêncio e paz. Favorece fazer retiros espirituais com momentos de meditação e oração ou passeio, de forma individual ou em grupo. Não é apenas um pulmão em termos ambientais, mas também em termos espirituais.

Nilza e Gilberto Maia
Missionários da Comunidade Canção Nova

↑ topo