Religiosa menciona valor do peregrino no centenário de Fátima

De acordo com irmã Angela Coelho, peregrinos têm papel decisivo cem anos após as aparições

Da Redação, com Agência Ecclesia

A Igreja católica, de modo particular em Portugal, vive em 2017 um ano especial: caminha para celebrar, em 13 de maio próximo, o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima. A postuladora da causa de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco, irmã Angela Coelho, destaca o papel decisivo que os peregrinos têm cem anos após as aparições.

“A ‘Mensagem de Fátima’ é também o peregrino que a atualiza em cada tempo”, sustenta a religiosa, em entrevista publicada hoje no Semanário Ecclesia, a pouco mais de dois meses da celebração do Centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco à Cova da Iria.

Irmã Angela fala da ‘Mensagem de Fátima’ como uma tela que se vai tecendo com diversos fios.  “Esta tela belíssima com cem anos de construção está ficando cada vez mais linda. Precisamente porque é tecida com os fios das páginas do Evangelho”, acrescenta.

A religiosa afirma que a Mensagem de Fátima revela “uma forma materna” de exprimir as “verdades do Evangelho”, traduzida também nas expressões que Nossa Senhora diz à Irmã Lúcia ‘não tenhas medo, eu nunca te deixarei’, ou ‘o meu coração será o teu refúgio’.

Para a responsável, a “nomenclatura” usada para falar de Fátima toca nas necessidades mais profundas do ser humano. “Se olhamos para Fátima de forma superficial, corremos o risco de o vermos como fenómeno sociológico. No fundo há diversos olhares que podemos ter sobre o evento Fátima. Somos todos desafiados a aprofundar este acontecimento”, prossegue.

Irmã Ângela observa ainda que, na Cova da Iria, são propostos valores “universais”, numa linguagem compreensível para crentes e não crentes. “Muitos chegam distraídos… Depois olham para aquela imagem pequenina, na Capelinha das Aparições, e alguma coisa acontece. Fátima pode ser um excelente ponto de partida”, defende.

A postuladora da causa de canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto não descarta a possibilidade do Papa Francisco levar novidades sobre a canonização dos dois pastorinhos, durante a sua visita a Fátima.

“O Papa pode trazer novidades, eu não sei. De fato, o estudo do milagre prossegue, ainda não está concluído, falta ainda uma comissão analisar, caberá depois ao Santo Padre onde e quando quer anunciar e fazer a canonização”, assinalou.

↑ topo